Werther Holzer

Professor Permanente

Currículo Lattes   ORCID

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1984), graduação em Comunicação Social Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998) e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Projeto Urbano, Projeto de Paisagismo,Teoria do Urbanismo, teoria do Paisagismo e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase na Adequação Ambiental e na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humanista, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, lugar, paisagem, paisagismo e projeto urbano e planejamento urbano e regional.

Projeto de pesquisas em andamento

– Formas de crescimento e sustentabilidade da urbanização latino-americana: Estudo comparativo periferias Bogotá-Buenos Aires- Rio de Janeiro.

Esta pesquisa propõe uma proposta colaborativa entre pesquisadores da Colômbia, Argentina e Brasil para coletar, processar e divulgar informações relacionadas à sustentabilidade ambiental e social das cidades da região latino-americana e apoiar cientificamente a tomada de decisões de agentes relacionados com planejamento urbano e territorial. Para tanto, propõe-se adaptar os indicadores de sustentabilidade urbana propostos pela Agência de Ecologia Urbana de Barcelona ao contexto latino-americano e aplicá-los a setores urbanos que apresentam formas representativas de crescimento nos estudos de caso nas periferias de Bogotá, Buenos Aires, Niterói e Fortaleza.

Calendário e Quadro de horários 2024.1

METODOLOGIA DE PESQUISA: As aulas da disciplina Metodologia de pesquisa, ministrada pelos professores Rossana B. tavares, Lucia Capanema, Vinicius M. Netto, iniciarão em 26 de março de 2024. SEMINÁRIOS DE TESE III: As aulas da disciplina Seminários de Tese III,...