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SUSTENTABILIDADE E CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS: IMPACTO NO PROCESSODE ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA DA CASA BRASILEIRA

DÁVILLA PRISCILA LIMA BARRETO VASCONCELOS

 

Data da Defesa:

 

 

Orientador:  Dinah Tereza Papi Guimaraens

 

 

Resumo:

A pesquisa tem como propósito refletir como a adoção das certificações ambientais impacta no processo de elaboração do projeto de arquitetura e na postura do arquiteto. Questiona ainda quais as consequências deste impacto no projeto e sugere a existência de um desencorajamento do pensamento criativo. Primeiramente, fundamentou-se em conceitos do Marketing Moderno para compreender os interesses acerca da sustentabilidade e identificou quem são os agentes envolvidos na dinâmica do mercado verde e seus papéis. Em seguida,trouxe breve abordagem das principais ferramentas de avaliação de sustentabilidade mais conhecidas no Brasil e abordou estudo que apresenta resultados tendenciosos e questiona a confiabilidade do Leadership in Energy Environmental Design (LEED). Ao analisar a

dinâmica do mercado verde, classificou-se que as certificações são propagadoras do interesse pela construção sustentável e conferem credibilidade ao empreendimento, como diferencial competitivo. De acordo com esta dinâmica, o arquiteto é um parceiro de canal para sua disseminação entre agentes. A abordagem da pesquisa limitou-se ao projeto de casas, unidade que permite maior liberdade formal. Aprofundou-se na certificação ambiental recém lançada

Referencial GBC Brasil Casa®, cujas informações foram obtidas em cursos e eventos do Green BuildingCouncilBracil (GBC Brasil). Com base na bibliografia adotada, identificou quais os tipos de restrições que compõem o campo de problemas de um projeto de arquitetura..Esse campo, assim como o de soluções, não é exaurível, nem totalmente claro e é específico de cada situação. O processo de elaboração de projeto é complexo, multidisciplinar e subjetivo. A pesquisa também abordou as metodologias de Processo de Projeto Convencional e de Processo de Projeto Integrado (PPI) relacionada a projetos com metas de desempenho ambiental elevado. Com base nas referências adotadas, analisaram-se os processos de projeto de Acácio Gil Borsoi e Severiano Porto, anteriores às certificações, porém de adequação às condicionantes ambientais. Ambos equilibravam restrições e soluções de maneira específica para cada projeto e posicionavam-se como agentes propulsores do processo de elaboração. No panorama atual, analisou-se a aplicação do Referencial GBC Brasil Casa® num projeto elaborado pelo Studio MK27, o CatuçabaEcovila. Identificaram-se restrições do projeto, vi soluções e a metodologia de processo de projeto adotada. A análise aponta dificuldade em atender a certificação sem perder qualidade espacial e que o processo de projeto foi confuso. Conclui-se que a certificação prioriza pouco o projeto de arquitetura, adota de forma parcial importantes metodologias que auxiliam a retroalimentação da sua elaboração e consiste num padrão uniforme. Ao desconsiderar as especificidades do projeto, desestimula a busca por soluções variadas – o pensamento criativo. Portanto, limita o ato de projetar e impacta consideravelmente no processo de elaboração do projeto de arquitetura. O arquiteto pode se tornar figurante do próprio processo e ter seu papel resumido a disseminador da certificação, parceiro de canal dentro da dinâmica de mercado.

 

Palavras-chave: Sustentabilidade. Certificações Ambientais. Processo de Projeto. Postura do Arquiteto. Casa.

 

 

Os Parques Públicos e o Lazer Na Cidade Contemporânea: “Vende-se Piqueniques!”

JULIA SILVA BENAYON

 

Data da Defesa:

 

Orientador: SONIA MARIA TADDEI FERRAZ

 

Resumo:

Esta dissertação é um estudo reflexivo sobre as práticas de lazer nos parques públicos cariocas, no contexto da contemporaneidade, tendo como exemplo as atividades de piqueniques e a sua recente mercantilização. Para construção de uma base de análise e entendimento dessa tendência de “venda dos piqueniques” foram estudados três eixos temáticos principais constituídos em “a contemporaneidade”, “o espaço público” e “trabalho versus lazer”. Como a pesquisa buscou compreender práticas sociais que acontecem em parques da zona sul do Rio de Janeiro, locus de maior concentração da renda e das elites da cidade, há uma parte do estudo dedicada a contextualizar esse Rio que se prepara para sediar os jogos olímpicos de 2016, resgatando a formação da zona sul, e mostrando o ethos carioca divulgado e enaltecido pelos discursos midiático e oficial. O crescimento na ocorrência de piqueniques nos parques da zona sul carioca é expressão de uma sociedade capitalista cujos hábitos de consumo se intensificam a cada novidade apresentada pelo mercado, e cujas pressões do trabalho parecem impelir a uma busca por alternativas de descompressão de uma rotina acelerada. Somado a isso, os discursos verde, ecológico e de qualidade de vida parecem incentivar essa “volta ao espaço público” e ao “ar livre” encontrando eco nos atuais movimentos de incentivo ao uso e apropriação desses espaços para atividades de lazer e para práticas que pareçam coerentes com um estilo de vida saudável e equilibrado. Para uma análise dos piqueniques contemporâneos o estudo faz uma visita às representações pictóricas, cuja poética é evidente, e as relaciona com as atuais formas de “piquenequear”, cuja estética parece vir se transformando em fetiche. Além dos piqueniques espontâneos, em que os partícipes da atividade levam os alimentos e compartilham da comida e de um tempo juntos, têm aparecido no cenário carioca –e em outras cidades do Brasil e do mundo– piqueniques organizados por empresas especializadas na prestação deste serviço, desde a decoração até o buffet servido. É a mercantilização do piquenique incorporando uma apropriação privada do espaço público excluindo gradativamente aqueles que não podem pagar. As fotografias de piqueniques contemporâneos foram pesquisadas, em sua maioria, na rede socialInstagram, através de hashtags #picnic e #piquenique, e nos perfis comerciais das empresas que organizam essas atividades. A dimensão da mercadoria e da mercantilização das atividades de lazer é assustadora, mas parece ser expressão do que uma sociedade de consumo e uma economia de serviço produzem: a mercantilização da própria vida. Entretanto, o conhecimento emancipa e empodera. Assim, compreender o sistema fornece subsídios para eventualmente intervir em seu funcionamento, constituindo-se em um importante passo em direção a uma transformação concreta da realidade excludente na qual as cidades capitalistas pós-modernas se fundam. À luz de Brecht, “nada deve parecer impossível de mudar”, “nada é impossível de mudar”.

 

Palavras-chave:espaço público, parque público, contemporaneidade, tempo de lazer, tempo de trabalho, piquenique, Rio de Janeiro.

 

 

 

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