Pedro da Luz Moreira

 Professor Permanente 

Currículo Lattes   ORCID       

Professor Associado da EAU-UFF e do PPGAU-UFF, graduação na FAU-UFRJ 1983, mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PROURB-UFRJ 1999, doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo PROURB-UJFRJ 2007, defendeu a tese: PROJETO, IDEOLOGIA E HEGEMONIA; EM BUSCA DE UM CONCEITO OPERATIVO PARA A CIDADE NO BRASIL. Experiência profissional, sócio fundador e gerente da Archi 5 arquitetos associados de 1987 a 2007, atuando nos seguintes projetos de arquitetura e urbanismo: 1992 HOSPITAL GERAL DE JACAREPAGUÁ, 1994 RIO CIDADE DE VILA ISABEL, 1996 1998 FAVELA BAIRRO PARQUE ROYAL, FAVELA BAIRRO COMPLEXO DO SAPÊ, 2000 CENTRO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO, 2002 PARQUE VALE DOS CONTOS EM OURO PRETO MG, 2004 SEDE DA JUSTIÇA FEDERAL EM JUIZ DE FORA. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio de Janeiro (IAB-RJ) nos mandatos de 2016-16 e 2013-19, durante o qual conquistou para cidade do Rio de Janeiro o direito de sediar o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos UIA2020Rio. É Professor Associado da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU-UFF) desde 2007, ministrando disciplinas no campo do Projeto, do Planejamento e da História e Teoria da Arquitetura. Ministra desde de 2012 a disciplina optativa HABITAR O CENTRO para alunos de graduação e pós graduação. Atuou como vice coordenador do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFF). Tem experiência em pesquisa nas áreas de PROJETO, IDEOLOGIA E HEGEMONIA; CIDADE E IDEOLOGIA; HABITAR O CENTRO; REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO LESTE METROPOLITANO DO RJ.

Palavras chaves das pesquisas: Inclusão, Cidade, Projeto, Centro, Periferia, Habitação, Ideologia e Hegemonia.

Projeto de pesquisas em andamento

Pedro da Luz Moreira foi presidente do Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), nos mandatos de 2014 a 2016, e 2017 a 2019 tendo organizado nessa instituição uma série de eventos e encontros no campo da arquitetura e urbanismo, reunindo profissionais de diferenciadas áreas sobre a cidade, a habitação, favelas, a mobilidade e o meio ambiente. Dentre os quais, destaca se: O Congresso Internacional da União Internacional de Arquitetos 2020 do Rio de Janeiro, O Seminário de 25 anos do Programa Favela Bairro em 2018, O Workshop Habitar o Centro do Rio de Janeiro, junto com o American Institut of Architects em 2019, o Workshop Arquitetura Humanitária; refúgio e acolhimento, junto com a PUC-Rio, a UFF e o Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) em 2018. Além desses esteve a frente da organização dos eventos patrocinados pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, no Programa de Urbanização de Favelas Morar Carioca.

O Professor Associado da EAU-UFF Pedro da Luz Moreira foi selecionado em concurso público em 2007, no Departamento de Arquitetura dessa Escola, na área de concentração de Projeto, História e Teoria. Sua atuação elegeu desde o início o tema da habitação como central para o campo da Arquitetura e Urbanismo. No âmbito da graduação ministrou aulas de Projeto, nos mais diferentes níveis do currículo, e aulas de História e Teoria da Arquitetura do período moderno e contemporâneo. A partir de 2012 é aceito como professor do PPGAU-UFF, desenvolvendo sua pesquisa no campo da Epistemologia do Plano e do Projeto focado na questão da habitação nas centralidades da cidade brasileira. A partir do REURB, Programa de Regularização Fundiária dos Municípios do Leste Fluminense, convênio firmado entre o Ministério de Desenvolvimento Regional e a Universidade Federal Fluminense, envolvendo as escolas de Economia, Geografia, Direito, Assistência Social e Arquitetura e Urbanismo. No qual são enfrentados territórios de grande vulnerabilidade social, envolvendo favelas e loteamentos irregulares. A partir do ano de 2020 passa a ministrar a disciplina de Seminário de Dissertação de Mestrado, junto com o Professor Vinicius Netto, auxiliando aos alunos na configuração de suas reflexões, a partir de uma premissa de respeito pelas montagens das diversificadas pesquisas. 

Atualizações

Calendário e Quadro de horários 2024.1

Calendário e Quadro de horários 2024.1

METODOLOGIA DE PESQUISA: As aulas da disciplina Metodologia de pesquisa, ministrada pelos professores Rossana B. tavares, Lucia Capanema, Vinicius M. Netto, iniciarão em 26 de março de 2024. SEMINÁRIOS DE TESE III: As aulas da disciplina Seminários de Tese III,...

Translate »
Skip to content