Intercâmbios e convênios
Doutoramento em Patrimonios de Influência Portuguesa. PPGAU, PPGH, Coimbra, Bolonha, Algarve, Paris Ouest, Universidade Eduardo Mondlane.
Assim, o DPIP iniciou em 2013 o processo da sua internacionalização, associando-se em regime de co-tutela na Europa, às universidades do Algarve, Bolonha e Paris-Ouest, na América do Sul à Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro) e em África, à Universidade Eduardo Mondlane (Maputo). Estão ainda negociadas participações com o M-EIA de Cabo Verde e em desenvolvimento as negociações com a Universidade Agostinho Neto, em Angola. A terceira edição do curso, que se iniciará em 13 de Fevereiro de 2015, terá já o formato internacional. De momento os estudantes do DPIP desenvolvem trabalho de investigação no Angola, Brasil, Cabo Verde, Marrocos, Moçambique, Japão, Índia e Timor, e junto das comunidades falantes de português nos territórios tradicionalmente designados de emigração.
M_EIA Cabo Verde
LYON
Universidade Nacional da Colombia – sede Medellin
Também em 2014, a partir de proposta da Universidade Nacional da Colômbia, sede Medellin, iniciaram as tratativas para a realização de um mestrado consorciado entre Medellin e a UFF, direcionado no tema da habitação social. Em 2014, um aluno egresso da Universidade de Medellin ingressou no doutorado do PPGAU/UFF com bolsa PEC-PG da Capes. Foram também elaborados para iniciarem em março de 2015 dois doutorados-sanduiche de alunas do doutorado do PPGAU, a serem realizados na UNAL – sede Medellín, sob a co-orientação das Profs. Análida Rincón e Catalina Arciniegas.
Universidade de Buenos Aires
CAPES COFECUB PPGAU/ Universitè Paris VIII.
Università degli Studi Roma Tre.