José Simões de Belmont Pessôa

Professor Permanente 

Currículo Lattes   ORCID       

Professor Titular da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF. Especialista em conservação e restauração de monumentos e sítios (UFBA, 1984), doutor em planejamento urbano e territorial (Istituto Universitario di Architettura di Venezia, 1992), e pós-doutorado sobre “invariantes urbanísticas nos centros históricos portugueses”(Universidade de Coimbra, 2007). É docente do Doutoramento em Patrimônios de Influência Portuguesa, CES/Universidade de Coimbra e professor convidado do Master Tourisme, Langue et Patrimoine da Université de Provence Aix Marseille. Pesquisador 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Vice presidente da Fundação Oscar Niemeyer e membro do Conselho Executivo e Científico do portal interativo Hpip portuguese influenced Heritage, que integra o projeto Património de Origem Portuguesa no Mundo – Arquitetura e Urbanismo da Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal.

Projeto de pesquisas em andamento

– A construção das práticas de conservação e restauração nos centros históricos brasileiros

O presente projeto de pesquisa procura caracterizar a construção da pratica de conservação e restauração de centros históricos no Brasil a partir da análise de um grupo de casos exemplares de intervenção em cidades tombadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. O período que vai da década de 1940 a década de 1970 irá consolidar os paradigmas que até hoje caracterizam a experiência brasileira de restauração arquitetônica e urbana. As fontes principais de pesquisa e inventário serão processos guardados no Arquivo Geral do IPHAN no Rio de Janeiro, em especial o fundo “obras”. O projeto propõe discutir o conceito de centro histórico no universo do patrimônio cultural brasileiro, esta é, ao nosso ver uma chave de leitura necessária a criação de instrumentos para às ações de preservação dos sítios urbanos.

– Lisboa e Rio De Janeiro: a capitalidade nos dois lados do Atlântico.

Lisboa e Rio de Janeiro vão se configurar no Antigo Regime como uma dualidade inédita na construção de uma capitalidade luso-brasileira. A extensão para o novo mundo do papel de cidade-capital europeia terá na experiência joanina carioca um caso único, na realidade a primeira capital imperial extra europeia da civilização ocidental. O desafio que se pretende enfrentar aqui é o de buscar a identificação daqueles elementos que no âmbito da experiência urbanística portuguesa irão configurar a ideia de capitalidade nas cidades-objeto da presente proposta de pesquisa.

– Cidade como documento da história urbana

O projeto propõe a leitura morfológica dos centros históricos brasileiros para identificar as características dos modos de urbanização portuguesa nas Américas e consequentemente caracterizar os centros históricos como documentos da história urbana brasileira. A possibilidade de leitura morfológica oferecida pelas plantas cadastrais enquanto registro da cidade, baseia-se no entendimento de que estas são a transcrição da codificação resultante do equilibrio entre interesses interagentes na posse efetiva do solo.

Projetos de pesquisa encerrados

– A construção da paisagem urbana: projetos e ideias de Lucio Costa no IPHAN

A pesquisa tem como objetivo conhecer e divulgar uma parte da obra de Lucio Costa desconhecida pelo grande público e pelos especialistas. As suas ideias sobre a cidade e o patrimônio cultural urbano contidas em pareceres e projetos da sua atividade no IPHAN. Com isto pretende-se analisar como as visões de preservação dos monumentos antigos e da cidade modernista dialogaram na produção de uma parte de nossa paisagem urbana.

Informação do Grupo de Pesquisa (GP)

– Cidade como Documento da História Urbana (CiDHUrb)

O grupo de pesquisa, iniciado em 2005 com um financiamento CNPq/Edital de Ciências Sociais Aplicadas, tem como eixo de discussão a relação entre a produção do conhecimento na área de história da arquitetura e do urbanismo e as práticas de salvaguarda e restauro do patrimônio arquitetônico e urbano. No âmbito desta relação, estão contemplados os estudos de leitura morfológica dos tecidos urbanos, de caracterização de tipologias tradicionais e da compreensão das teorias e práticas de preservação do patrimônio edificado dos países de língua portuguesa.

Atualizações

Calendário e Quadro de horários 2024.1

Calendário e Quadro de horários 2024.1

METODOLOGIA DE PESQUISA: As aulas da disciplina Metodologia de pesquisa, ministrada pelos professores Rossana B. tavares, Lucia Capanema, Vinicius M. Netto, iniciarão em 26 de março de 2024. SEMINÁRIOS DE TESE III: As aulas da disciplina Seminários de Tese III,...

Translate »
Skip to content