Maria de Lourdes Pinto Machado Costa

Possui graduação em Arquitetura (1966) e Especialização em Urbanismo (1972) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestrado em Analyse Régionale et Aménagement de L’espace, pela Université de Paris 1/IEDES (Panthéon-Sorbonne) (1980); DEA – Geografia em Analyse Régionale et Aménagement du Territoire, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris (1981); Doutorado (1998) e Pós-doutorado (2009) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora senior do Centro de Estudos e Pesquisas Urbanas do IBAM (1976-1992). Professora do CEMUAM/IBAM, Professora Titular e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da USU/CAA (1992-2002). Diretora do IAB/RJ, da ABEA e Conselheira do CREA na Comissão de Ensino de Arquitetura e Urbanismo. Consultora da FAPERJ. Professora e Pesquisadora dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da EAU/Universidade Federal Fluminense desde 2002. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense entre 2010 e 2012. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Transformação, intervenção e gestão do território do PPGAU/UFF. Tem experiência nas áreas de Planejamento Urbano e Regional, Teoria da Urbanização, História e Teoria do Urbanismo Contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção e gestão do espaço, Gestão municipal, Municípios fluminenses, Estado do Rio de Janeiro, Paisagem e Ambiente construído. Organizadora de diversos livros junto ao PPGAU/UFF. (Texto informado pelo autor)

Áreas de interesse: teoria da urbanização, planejamento urbano regional, gestão municipal, paisagem e meio ambiente.

Atividades de Pesquisa da docente: Acesse Aqui

E-mail: mariadelourdespmcosta@gmail.com